quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Casos de dengue ultrapassam 1,5 milhão no país; zika atinge 18 Estados, surto é previsto e vacina é testada

Segundo o Ministério da Saúde, 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Outros 665 municípios estão em situação de alerta (quando 1% a 3,9% dos imóveis têm focos do mosquito) e 928 em situação satisfatória (menos de 1% dos imóveis com focos).


Fico pensando, o que falta fazer para que as pessoas se conscientizem da necessidade de higiene. Por que falo higiene? Entendo que manter um quintal limpo, uma caixa d'água tampada etc, não são nada mais que atividades que devem virar rotina quando se quer um ambiente habitável. Há anos se combate o escorpião, o mosquito da dengue, ratos, baratas entre outros. Mas ações simples seriam suficientes para contribuir com a saúde, um dos bens mais preciosos de quem quer viver a vida com alegria, pois não basta sobreviver.

Por outro lado, o poder público faz campanhas e mais campanhas, contudo, basta percorrermos os órgãos públicos e veremos sinais de descuidado com essas questões: lotes pertencentes ao Estado cheios de entulho ou mato, que propiciam o acúmulo de lixo (para quem tiver curiosidade pesquise sobre a teoria da broken windows como exemplo). No caso das propagandas veiculadas, percebo que nem mesmo comovem, pois as pessoas (diga-se, cabeças de bagre), comentam: "não adianta eu fazer a minha parte, se as outras pessoas não fazem a delas.

Pesquisas e mais pesquisas são feitas com o intuito de extinguir o mosquito que veicula essas doenças, mas ninguém se pergunta qual é o efeito de tais pesquisas a longo prazo. Alguém já se tocou que as doenças transmitidas pelo Aedes Eegypti (uma bela nomenclatura taxonômica ), só estão aumentando? Deixando de lado as "teorias de conspiração", mesmo que essas pesquisas resultem em uma diminuição dos casos fatais, será que poderemos viver em meio a ambientes insalubres sem nenhum tipo de problema? Chegaremos a um momento em que poderemos dizer em estado terminal: "ainda bem que acabaram com o mosquito da dengue, assim poderei morrer tranquilamente de leptospirose!". Essa ironia é para mostrar que somos os únicos responsáveis. Se não o reconhecermos, não adianta lamentarmos quando a doença bater à porta. O melhor mesmo é culpar às autoridades, e morrer assim mesmo por uma simples dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário