quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Antropologia Filosófica

Antropologia é um termo que se origina de dois termos gregos:

ANTHROPOS = Homem; LOGOS = razão, estudo

Nessa ciência o foco está no homem. É uma ciência recente na história, pois o homem se coloca como objeto de estudo quando passa a se questionar sobre sua própria capacidade de conhecer as coisas.



Vimos que os seres humanos, ao contrários dos outros animais, não são apenas seres biológicos, mas também seres que modificam seu estado de natureza, pois, além das condutas inatas, também possuem condutas aprendidas. 

Contudo, diferenciá-lo dos demais animais apenas pela razão (inteligência), é ser reducionista, visto que alguns animais possuem algum tipo de inteligência diante de atos concretos. (Por exemplo, um chimpanzé, pode colocar algo para alcançar um cacho de bananas). Mas apenas o homem possui consciência da finalidade da ação. 

A linguagem simbólica, outro elemento que costuma ser colocado como específico do ser humano,  também é realizada por alguns animais, mas de maneira rudimentar. O ser humano, além da linguagem é capaz de reelaborar seu presente, tendo em vista seu passado pensando num futuro. É assim, que o ser humano transforma seu estado natural em cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário