sexta-feira, 18 de março de 2016

CULTURA INÚTIL


Estudara como um louco para terminar o magistério e, lecionando em uma escola primária esforçava-se por fazer cumprir à risca a educação das pessoas. Quando era irritado por um impertinente, não demonstrava impaciência, tomando de um giz, deixava o quadro repleto de frases soltas, sem conexão entre si. Embaraçava a todos os alunos que, diante da curiosidade despertada, silenciavam-se para escutar o que ele lhes tinha a dizer. Foi assim que, após uma atividade extraclasse, iniciou a sua aula:
- Vejamos, o que vem a ser um vernáculo?
- Eu sei professor, uma cabana de inverno!
Todos os alunos admirados com a inteligência do colega não se atreviam rir até que o professor, sorrindo, disse:
- Não tem nada a ver com inverno. Vernáculo é aquilo que se refere à língua nacional. Em nosso caso, um vocábulo falado em português, é um vernáculo.
Enquanto falava notou que, a alguns metros, um aluno dormia tranqüilo e gritou:
- Zezinho venha ao quadro!
Zezinho deu um pulo de sua cadeira em meio à balbúrdia da sala e foi ao quadro.
- Se você fosse presidente, o que faria para acabar com a fome do país?
- Simples, eu distribuiria alimentos para toda a população.
- Mas, de onde tiraria tanta comida?
- Compraria, ora!
- Mas onde encontraria dinheiro para isso?
- Professor, eu não seria o presidente, eu teria dinheiro suficiente.
- Mas, quem plantaria o que você compraria?
- Eu é que não, presidente não pega na enxada, sua função é outra! Mas professor, por que me fez tantas perguntas?
Não sei! Realmente não tem nada semelhante ao assunto sobre o qual falávamos. Só queria prender a sua atenção pois percebi a sua distração quando eu explicava o que é um vernáculo!
- Ah! Era só isso! Vernáculo é tudo aquilo que relativamente se utiliza concomitantemente de forma inexorável para combater o frio conspícuo ao período do inverno.
Aplausos da sala foram ouvidos à distância e o sinal do término da aula soava.
Enquanto todos saíram, Zezinho se aproximou da mesa de seu professor e perguntou:
- O que é vernáculo?
Nunca aparentou tamanha curiosidade ao perguntar algo. O professor, tirando um charuto, o acendia e, com um dos lados da boca, exclamava:
- Deixa pra lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário