terça-feira, 15 de março de 2016

Minha vida, eterna amiga:

 

Na madrugada de intenso anseio
Em que tudo o que busco se concretizar
Ou que, ao menos, eu deixe de buscar,
Mesmo que os sofrimentos da vida ainda suporte,
Não me deixes pela vida em devaneio,
Leva-me contigo amiga Morte.

Mas se na vida algum bem puder fazer
Por aquele que de mim se aproximar,
Limita-te a apenas me lembrar
Que o sentido de minha vida não é só meu
Para que assim eu não venha perder
A oportunidade que amiga vida me deu.

Se vieres acompanhada de dor
Permita que ao menos o sorriso em meus lábios
Seja para os que ficam conselhos sábios
De quem reconhece humildemente o que é a vida,
Mas que eu não seja simplesmente como um ator
Sofrendo calado a mágoa reprimida.

Chega suave, pois sem temor te espero,
Mas não deixes que minha luta seja em vão:
Quero que todos que de mim se aproximarão
Aprendam a viver a verdadeira felicidade
Vendo que diante de ti não me desespero,
Pois sempre agi em busca da verdade.

Que eu não deixe meu trabalho incompleto,
Quero plantar o amor nos corações de toda gente,
Quero ver brotar a verdadeira semente
E dar frutos dos quais eu mesmo provarei,
Pois seria comigo mesmo desonesto
Se não quisesse ver os frutos que cultivei.

Que somente aquilo que exprime a eternidade
Seja, para os que ficam, fundamento
De uma construção até o firmamento
Que se constrói com verdadeira união,
Porém não seja uma obra da vaidade
Daqueles que usam como escada o irmão.

Mostra também ao sofredor iludido
Que a amiga vida é a tua parceira
E quem a despreza e te receia
Certamente não ficará sem receber
De ambos um grande e cruel castigo:
Passar pela vida sem viver.

Quando finalmente se der nosso encontro,
Sê solícita aos que se aproximarem de meu caixão,
Que todos festejem, pois não vivi na ilusão
De quem se esquece da amiga vida e sua beleza.
Amo-te por isso sei que sempre estarei pronto
Apesar de deixar a outra amiga na tristeza.

Eterno, esse é o tempo para ti,
Infinito, esse será da certeza o tamanho,
Pois no além não serei mais estranho
Da verdade que busquei insistentemente.
Nesta hora dir-me-á a amiga vida a me sorrir:
“Não me deixarás, para sempre serás vivente”.

Deixando o corpo minha alma se libertará,
Mas quero ser uma boa lembrança ao pensamento
Daquele que avistar minha cova em um momento,
Que escrevam num epitáfio belamente ornado:
“De minha carne a vida brotará
Nada impede o amor de ser cultivado”.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário